segunda-feira, 27 de abril de 2009

fisioterapia aquática


Fisioterapia aquática é hoje o termo mais conhecido para exercícios terapêuticos realizados em piscina aquecida e coberta, com orientação total e restrita ao profissional de fisioterapia onde, através do uso de inúmeras técnicas de reabilitação, associadas às propriedades físicas da água, principalmente a pressão hidrostática, flutuação, viscosidade e aos efeitos do calor, proporcionam aos pacientes, efeitos fisiológicos que surgem imediatamente após a imersão.
Dentre os vários efeitos fisiológicos que ocorrem no organismo

• vasoconstrição periférica, que aumenta o retorno do sangue venoso;
• aumento da pressão sobre os vasos linfáticos, que facilita a drenagem linfática ajudando no processo de resolução de edemas;
• melhora do aporte sangüíneo muscular, que juntamente com o calor da água, promove relaxamento muscular;
• melhora da capacidade respiratória, renal e hormonal.
Outro importante benefício que a terapia realizada em piscina proporciona é a retirada da carga das articulações imersas progressivamente, permitindo a intervenção reabilitadora quando o movimento articular sujeito à carga condicionada pela gravidade for proibida.
A fisioterapia aquática pode favorecer muitos benefícios adicionais aos efeitos a longo e curto prazo da terapia pelo exercício ativo regular e supervisionado.

Ela combina os componentes e vantagens de numerosas teorias de tratamento e técnicas de exercícios, proporcionando ao paciente:
• alívio da dor e espasmos musculares;
• manutenção ou aumento da amplitude de movimento articular;
• fortalecimento muscular e treino de resistência;
• reeducação dos músculos paralisados;
• melhora na circulação e diminuição de edemas;
• manutenção e melhora do equilíbrio, propriocepção, coordenação e postura;
• além de haver um encorajamento das atividades da vida diária e uma sensação de bem estar físico e psicológico.
A Fisioterapia Aquática é usada no tratamento de pacientes das mais diversas patologias:

Ortopedia e Traumatologia - problemas da coluna vertebral, fraturas, pré e pós-operatórios, inflamações, praticantes de esportes de diversas modalidades, luxações, etc...

Neurologia (adulto e infantil) - AVC, pré e pós-operatório, atraso no desenvolvimento motor, paralisia cerebral, Síndrome de Down, etc.

Reumatologia - artrites, fibromialgia, espondilite anquilosante, discopatias degenerativas

Ginecologia e Obstetrícia - Pré e pós parto, gestantes, etc.

Respiratória ( adulto e infantil) - asma, bronquite, pré e pós operatório de lobotomia, etc.

Geriatria - patologias diversas decorrentes ou não do envelhecimento.

Síndromes Dolorosas e Síndromes Raras .

Fisioterapia aquática para Bebês
Indicado a partir do sétimo mês. Aulas com presença materna

A única atividade que um bebê de tenra idade pode fazer é a atividade aquática, onde ele se sente confortável, e tem seus movimentos facilitados pela água.
Nadar não diz respeito apenas a mover-se na água diz respeito a estar na água e com a água. Quanto mais cedo o bebê começa a natação, mais relaxado ele ficará na água porque mais nítidas serão suas lembranças de sua vida uterina, quando ele vivia satisfeito num mundo aquático e quentinho. A aula de natação, adaptada para bebês, é afetiva e deve ter sempre a participação da mãe.
Benefícios
• Evita acidentes em piscinas, pois a aprendizagem trás conhecimento e adaptação do bebê ao meio líquido, facilitando assim sua busca por apoios, bloqueio da glote sempre que o rostinho entrar em contato com a água e o respeito por entrar na água somente quando for pedido..
• A fisioterapia aquática auxilia no pré-estímulo motor, antes mesmo de a criança tentar se deslocar fora da água, já o consegue dentro da água, assim facilitando seu maior desenvolvimento. Não há uma previsão certa do que virá acontecer com o bebê, cada um assimila o aprendizado de forma diferenciada. - Durante as aulas acontecem diferentes formas de estímulos, tanto motores, como visuais, auditivos, verbais, entre muitos outros. O bebê aprende cores, tamanhos, texturas, diferença entre objetos, músicas, aprende a ter contato e distinguir outras crianças e as pessoas estranhas dos familiares, iniciando assim o convívio social.
• O tônus muscular começa a se formar, e assim dominar a posição sentada, conquistar a posição de pé e tudo isso facilita a sua busca de equilíbrio.

5 comentários:

Andréia Viviane disse...

OI PATY, FICOU MUITO LINDO SEU BLOG!
ADOREI! FICOU DELICADO!
PARABÉNS!
BJNHOS.

ANDRÉIA.

Luciana disse...

Oi Pati!!!!
Saudades de ti.
Esta bem lindo seu blog
Tudo de bom para vc.
bjoooo

Luciana

Joyce Mary meelhuysen Sousa disse...

Olá Patricia,
Meu nome é Joyce ( Belo Horizonte) trabalho com FA há 23 e tb sou apaixonada com pediatria. Gostaria de trocar experiencias com vc. Visite meu site para conhecer melhor o meu trabalho. Parabéns pelo seu site

Mayse disse...

Muito legal seu trabalho! www.fisioajuda.blogspot.com

JACQUELINEPOLASTRI disse...

PATRICIA
QUERIA SUA AJUDA MEU BEBE TEM HOJE I ANO E NOVE MESES, A UM ANO FIZ FISIOTERAPIA PARA AJUDAR COM A HIPERTONIA MUSCULAR, ELA TEM HIPERTONIA MUITO LEVE JA SENTA, ENGATINHA MAIS AINDA NAO ANDA SOZINHA, GOSTARIA DE SABER SE A FISIOTERAPIA NA AGUA SERIA UM OTIMO ESTIMULO PARA ELA, POIS A OUTRA ELA JA NAO TEM PACIENCIA CHORA O TEMPO TODO AO VER A FISIO. MEU E-MAIL JACQUELINEPOLASTRI@IG.COM.BR AGUARDO SEU RETORNO.OBRIGADA MEU NOME JACQUELINE BJ

Postar um comentário

deixe seu comentário, obrigada!