domingo, 27 de setembro de 2009

Testes PEDI, GMFM e AIMS


PEDI
SOBRE O TESTE
Avaliar desenvolvimento de habilidades e o nível de independência no desempenho de atividades funcionais
Crianças de 6 meses a 7 anos e meio
Formato de questionário: julgamento ou entrevista estruturada
É dividido em três partes:

Pediatric evaluation of disability
(PEDI)
1ª Parte - habilidades que a criança apresenta para desempenhar atividades do cotidiano. Dividida em três áreas:

- Auto Cuidado: 73 itens
- Mobilidade: 59 itens
- Função social: 65 itens
Pediatric evaluation of disability
(PEDI)
Pontuação : escore
1 (criança é capaz) ou
0 (criança não é capaz)

Os escores são somados em cada área de função resultando em três escores totais de habilidade

Pediatric evaluation of disability
(PEDI)
2ª Parte - quantidade de ajuda que a criança recebe do cuidador para realizar 20 tarefas funcionais que estão divididas nas mesmas áreas :
- Auto cuidado
- Mobilidade
- Função Social
Pediatric evaluation of disability
(PEDI)
Pontuação : escala ordinal
0 ( necessidade de assistência total)
1 ( necessidade máxima)
2 ( necessidade média)
3 ( necessidade mínima)
4 ( supervisão)
5 ( sem necessidade- independente)
Pediatric evaluation of disability
(PEDI)
Da mesma forma que na 1ª parte os escores são somados em cada área de função resultando em três escores totais de habilidade
Pediatric evaluation of disability
(PEDI)
3ª Parte – documenta as modificações utilizadas pela criança no desempenho das mesmas tarefas de:

- auto cuidado ( n = 8)
- mobilidade ( n = 7)
- função social ( n = 5)
Pediatric evaluation of disability
(PEDI)
Pontuação : frequência de modificações utilizadas pela criança
N ( nenhuma modificação)
C ( modificação centrada)
R ( modificação de reabilitação)
E ( modificação extensiva)
Pediatric evaluation of disability
(PEDI)
Pontuação Geral : o escore bruto pode ser dividido em três tipos de escalas
- Normativo ( percentil de desempenho)
- Contínuo ( perfil funcional em mapas)
- Fit ( padrão de resposta)
Pediatric evaluation of disability
(PEDI)
Tempo de aplicação do teste
- examinador e formato de aplicação

Pediatric evaluation of disability
(PEDI)
Propriedades Psicométricas
- Padronização : amostra 412 crianças norte-americanas de ambos os sexos
- Confiabilidade e validade : diversas evidências
- Versão Brasileira : adaptação cultural
Pediatric evaluation of disability
(PEDI)
Observações gerais
- Áreas distintas no desempenho funcional
- Documentação objetiva e quantificação de mudanças longitudinais e de efeitos de intervenção.
Teste:

Gross Motor Function Measure

(GMFM)
OBJETIVOS DO TESTE
1) Medir mudanças longitudinais na função motora grossa em crianças com PC;
2) Descrever o nível da função motora de uma criança, documentando a quantidade de atividades motoras que essas crianças são capazes de executar (e não a qualidade dessa movimentação);
3) Auxiliar na definição de objetivos terapêuticos e na informação aos cuidadores sobre os progressos obtidos no processo de reabilitação;
OBJETIVOS DO TESTE
4) Servir de instrumentação para qualificar a atividade motora de crianças com PC, possibilitando assim o desenvolvimento de investigações científicas na área.

TIPO DE CLIENTELA E/OU POPULAÇÃO ALVO
Este teste foi desenvolvido para crianças com PC. No que se refere à complexidade do conteúdo do teste, espera-se que crianças com 5 anos de idade que apresentem habilidades “normais” consigam desempenhar todos os itens. Crianças portadoras de PC com idade cronológica superior a 5 anos podem ser testadas com o GMFM, desde que as habilidades motoras apresentadas por elas sejam equivalentes às de crianças normais com idade entre 0 e 5 anos.

FORMATO DO TESTE
Composto por 88 itens agrupados em cinco dimensões:
Deitado e rolando= 17 itens
Sentado= 20 itens
Engatinhando e ajoelhado= 14 itens
De pé= 13 itens
Andando, correndo e pulando= 24 itens.

O teste é pontuado de acordo com critérios específicos definidos para a execução de cada item.
Os itens de cada dimensão estão organizados em seqüência desenvolvimental e, por isso, recomenda-se que sejam testados na ordem de apresentação, para evitar a omissão de qualquer item.
Durante o teste é permitido que o examinador demonstre o item, dê dicas verbais e encoraje a criança em sua realização

A criança pode ser auxiliada fisicamente durante uma “tentativa de experiência” anterior à aplicação do teste, para assegurar que ela tenha compreendido as instruções.
A criança pode realizar até três tentativas para desempenhar cada item.
O desempenho espontâneo é aceitável e está incluído nas três tentativas.
Se a criança executar o item na primeira tentativa, não será necessária nenhuma tentativa subseqüente.

PONTUAÇÃO
O escore dado a cada item é baseado em uma escala de 4 pontos:
0= A criança não inicia.
1= Inicia e realiza menos de 10% da tarefa.
2= Completa parcialmente (realiza mais que 10% e menos do que 100% da tarefa).
3= Completa (realiza 100% da tarefa).

Caso a criança não seja cooperativa e se recuse a desempenhar determinado item, pode-se retornar a este item no final do teste.
O teste pode ser aplicado com a criança fazendo uso de órteses ou outros dispositivos de suporte.
PROPRIEDADES PSICOMÉTRTICAS
Padronização: A amostra normativa foi composta por 111 crianças portadoras de PC com níveis de gravidade leve, moderado e grave, e faixa etária variando entre 5 meses e 15 anos de idade. Além destas, foram incluídas também outras 25 crianças portadoras de traumatismo craniano (faixa etária entre 2 e 22 anos) e 34 crianças, sem disfunções físicas, com idade variando de 1 mês a 4 anos.
CONFIABILIDADE E VALIDADE


Estudos informam que o GMFM é instrumento válido e confiável para avaliação do desenvolvimento motor grosso de crianças com PC.
OBSERVAÇÕES GERAIS
Este instrumento tem sido extensivamente utilizado na literatura científica, sendo um teste que possibilita documentação quantitativa da movimentação motora grossa de crianças portadoras de PC.
É um instrumento de baixo custo e de fácil aplicação
LIMITAÇÕES
Necessidade dos participantes (crianças avaliadas) de entenderem comandos simples, o que dificulta a aplicação em crianças com deficiência mental e/ou sensorial (visual, auditiva) associada à PC




ALBERTA INFANT MOTOR SCALE (AIMS)
SOBRE O TESTE
Autores: Martha C. Piper, PhD,PT e Johanna Darrah, PhD, PT
Referência completa da publicação : PIPER, M.C.; DARRAH, J.
Motor Assessment of the Developing Infant. Philadelphia : W.B. Saunders Company , 1994.
Endereço eletrônico : www.psychcorp.com/catalogs/
Custo ( manual ) : US$ 25,00
Folha de escore ( pacote com 50 unidades) : US$ 19,95

OBJETIVOS DO TESTE
TIPO DE CLIENTELA
CARACTERIZAÇÃO DO INSTRTUMENTO
brinquedos do agrado da criança (podem ser da própria ) e a folha de registro ou formulário de pontuação
FORMATO DO TESTE
Cada item é acompanhado por um gráfico que informa a percentagem de crianças (50 e 90%) da amostra normativa que completaram o item com sucesso em cada grupo etário.

PONTUAÇÃO
possível identificar o percentil de desempenho motor grosso da criança.

O percentil motor pode variar de 5 a 90% , sendo que, percentis inferiores a 10% aos 4 meses de idade e a 5% aos 8 meses de idade podem ser considerados como indicativos de atraso no desenvolvimento motor.

TEMPO DE APLICAÇÃO
PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS

Confiabilidade e validade : Estudos informam que o teste AIMS é válido e confiável para avaliação das habilidades motoras grossas na faixa etária que se propõe.

OBSERVAÇÕES GERAIS

O gráfico de percentil é também de fácil compreensão, uma vez que se assemelha aos gráficos de altura e peso utilizados pelo pediatra .
Artigo:
Efeitos do uso de órtese na mobilidade funcional de crianças com Paralisia Cerebral



Revista Brasileira de Fisioterapia. Vol. 10, N° 1 (2006), 67-74
Autores: Cury VCR, Mancini, MC, Melo AP, Fonseca ST, Sampaio RF, Tirado MGA

27 comentários:

Anônimo disse...

Olá,
eu gostaria de fazer a minha tese de mestrado utilizando o teste PEDI. Como posso obtê-lo em Português.
Obrigada
ana12carvalho@hotmail.com

GIULYANNA giuginha@hotmail.com disse...

OLÁ PATRICIA...
tD BEM??
SOU FISIO DA APAE DE BELA VISTA DO PARAISO PR...
E GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO CONSEGUIR ESSES TESTES...
OBRIGADA

Anônimo disse...

Olá,
Gostaria de informações a respeito de como comprar os testes, de preferencia em portugues.
Grata,


arteevida4@gmail.com

Anônimo disse...

Olá,
Gostaria de fazer um artigo cientifico, e estarei precisando da escala AIMS. Como posso obte-la em portugues ou mesmo em ingles?
Estarei aguradando resposta.
Obrigada
pribakai@hotmial.com

Patricia disse...

Quem procura pelo manual do teste poderá encontrá-lo no site da CAN CHILD

http://motorgrowth.canchild.ca/en/GMFM/resources/GMFMscoresheet.pdf

Anônimo disse...

Ola sou fisioterapeuta e trabalho na área da pediatria. Gostaria de saber se existe a possibilidade de termos o GMFM traduzido como o GMFCS.

Obs: Parabéns pelo o blog

Obrigada , Priscila

Anônimo disse...

Olá, Parabéns pelo trabalho... Gostaria de saber como escontro a escala GMFM em português?

Anônimo disse...

Gostaria de saber Como escontro uma escala GMFM em português? urgente...
Parabéns pelo Blog
helencaetano@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá gostaria de saber se eu encontro o Pedi na internet, se sim aonde?

Obrigada!

nanasoffa@gmail.com

Anônimo disse...

oi tudo bem ?
eu gostaria de saber onde fazer o curso do Pedi, se souber me avise obrigada.

simonedaniela@bol.com.br

Djiuliana disse...

Oii.. td bem?
gostaria de fazer um artigo usando a escala AIMS como posso obtela em portugues... ou mesno em ingles.. por favor me ajude..
obrigada

Djiuka@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá sou estudante de fisioterapia e estou precisando urgente da escala GMFM em portugues será que poderia me ajudar e como posso encontrá-la, estou fazendo estagio com crianças PC.
Parabens pelo Blog e Obrigada.
Karline
kakazinha_mg@hotmail.com

pipa.87@hotmail.com disse...

Boa tarde. Preciso urgentemente da escala PEDI validada para portugal. Alguem sabe onde posso encontrar.

Com os melhores cumprimentos
Ana Vermelhudo
pipa.87@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Patricia estou utilizando a escala PEDI no meu TCC eu ja tenho questionario gostaria de saber onde acho o manual para pontuar o entrevista feita ?
obrigada
carenzinha_chagas@hotmail.com

japinha_1980 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá...sou terapeuta ocupacional e gostaria de utilizar a escala PEDI, poderia me informar onde encontro ?internet??
com urgencia
Obrigada
Carla e0mail carlalondrina@hotmail.com

Anônimo disse...

patricia gostaria de saber o que significa modificação centrada, modificação de reabilitação, e modificação extensiva.
faço parte de um projeto de tecnologia assistiva
e preciso apresentar um trabalho, mas não encontrei o que isto significa.
obrigada

Anônimo disse...

oi patricia gostaria muito de saber onde posso encontra esse teste PIDE em portugues , pois estou fazendo meu TCC com criança com atraso no desenvolvimento e preciso para esse sabado , tem como me ajudar?
agradeço desde ja .

Anônimo disse...

oi, gostaria de receber a escala do GMFM em português... aline.grassi@terra.com.br

agradeço desde já....

Anônimo disse...

olá patricia .. a minha duvida é a mesma dos outros.. gostaria de adquirir os testes completos do PDMS-2 e do GMFM mesmo q seja me ingles voce sabe se vende estes aki no brasil??!!

fisio.mirian@yahoo.com.br

Sol Wilsy Aguiar disse...

Olá!!!
Estou precisando muito do gráfico de percentil da AIMS, alguém tem para me enviar ?
Será de grande valia, perdi meu arquivo com tal documento e estou precisando. Meu e-mail: sol_wilsy@yahoo.com.br
Desde já agradeço muito.

Anônimo disse...

como faço para obter o teste PEDI e o AIMS. Se possível gostaria de receber a resposta através do E-mail: eva_lisboa@hotmail.com

Anônimo disse...

Como faço para obter o teste com manual em portugues Alberta Infant.
Obrigada
raqueltoe@gmail.com

Anônimo disse...

Oii.. como obtenho os teste AIMS e PEDI??

Obrigada

cassiarezendexavier@yahoo.com.br

Laura Roschel disse...

Pessoal, eu encontrei a escala do GMFM em português aqui nesse PDF: http://www.usjt.br/biblioteca/mono_d...o_diss/111.pdf
Ela está localizada da página 95 a 97.

E a de PEDI neste pdf - em anexos.
http://www.imip.org.br/site/ARQUIVOS_ANEXO/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20M%C3%A1rcia%20Crocia;;20100112.pdf

Abraços!

Anônimo disse...

Olá, minha filha tem PC e está precisando fazer o teste GMFM, vcs sabem me informar um lugar que faça este teste???

Desde já agradeço,

Vanessa
vanessambatista@ig.com.br

Anônimo disse...

Olá, também gostaria de saber como faço para obter estas escalas.

Att.
Caroline
caroline.cahrs@gmail.com

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