domingo, 2 de maio de 2010

Seminário Therapies 4 Kids no Brasil


O que é o Pediasuit???


A uma roupa terapêutica é composta por um material que possibilita a oxigenação dos poros e é anexada por velcros, permitindo um fácil manuseio. A roupa possui colete, short, joelheira, tênis, tapete e cordões de borracha elástica alinhados ao corpo para proporcionar um equilíbrio dos músculos agonistas, antagonistas e sinergistas.
A proposta do PediaSuit é fornecer estímulos sensoriais suplementares para os músculos e articulações do corpo, auxiliando no movimento funcional com o uso dos cordões de borracha refletindo nos músculos do corpo. Acompanhados por exercícios repetitivos de alongamento, estes movimentos “todos os dias” ensinam o sistema nervoso novos caminhos para se mover, equilibrar e se auto coordenar. Este programa se desenvolve de 3-4 horas/dia, 5 dias/semana, por 3 semanas e cada programa é individual desenvolvido de acordo com a necessidade do cliente.

Integração entre terapia hiperbarica e terapia intensiva.

Muitas crianças tem a vantagem de ter o PediaSuit e a terapia intensiva junto com a camara hiperbarica como tratamento multidiciplinar. Cada terapia é aplicada de acordo com a necessidade de cada criança, sendo respeitado os diferentes acometimentos que cada cliente apresenta, esperando assim um excelente resultado.

Em muitos casos, crianças com paralisia cerebrais têm celulas do cérebro que estão "dormindo". Elas têm oxigênio para sobreviver mas não o suficiente para funcionar como celulas do cérebro "normais". Estas celulas não podem participar no processo de recuperação.

Com HBOT, o oxigênio banha as celulas do cérebro, enquanto lhes dão bastante energia para participar no processo de recuperação. HBOT também melhora a provisão de sangue a estas celulas nervorsas que estão agora "acordadas" mas não têm nenhuma função clara do que fazer.

Terapia intensiva pediátrica - Essa terapia que procura pela maior quantidade de celulas do cérebro possibilitando uma melhora no equilíbrio, força e coordenação dos músculos de um paciente. Eles podem se assegurar de que as celulas do cérebro estejam funcionando, enquanto dirigindo-as no processo de terapia física, fala e terapia ocupacional.

O uso do HBOT em conjunto com a terapia intensiva, é uma boa opção de tratamento, juntas elas poderão acelerar o processo de recuperaçã de cada cliente, visando assim um melhor prognóstico.

10 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, me chamo Sabrina e tenho um filho de 1 ano e 6 meses. Aos 4 meses foi diagnosticado com síndrome de west e desde então faz fisioterapia. A síndrome comprometeu todo o desenvolvimento motor e cognitivo. Gostaria de saber se a técnica do pediasuit funciona para crianças nessas condições, ou é necessário que ela contribua para a execução dos exercícios? Pediasuit é o mesmo que Therasuit?
Por favor, gostaria de mais informações. O atraso motor do meu filho é bastante grande.

Um abraço.

Cláudia Amaranto de Aguiar disse...

Cláudia Amaranto de Aguiar-fisioterapeuta
Boa tarde, Patrícia, sou fisio como você, mais há muito pouco tempo tenho estudado mais pediatria. Tenho um caso de erro inato do metabolismo com um enorme quadro de atraso no desenvolvimento motor e foi indicado pra família o metodo de Pediasuit e els prometeram que a criança iria andar muito rapidamente.
sabemos que em se tratanto de reabilitação motora em determinados casos isso seria impossível. O quê você me diz sobre o protocolo de tratamento e a técnica em si, isso é viável? Pois as sessões ficam muito despendiosas. Essa clínica que oferece esse trabalho está em Ipatinga - MG.

Elis disse...

Boa tarde, meu nome é Elisangela. Sou umas das fisioterapeutas da Therapies4Kids aqui de São Paulo. Vou tentar responder as duas questões. Primeiro sim, o Pediasuit funciona para crianças com comprometimentos mais acentuado e alcança bons resultados em seu desenvolvimento. Para cada criança é traçado um objetivo a partir do seu quadro clínico geral. Trabalhamos ainda com mais uma avaliação padronizada que ajuda a delimitar exatamente quais os objetivos a curto, médio e longo prazo para cada criança e quantificar suas evoluções ao final do período de tratamento.
Quanto a promessa de ganho motor específico, precisamos saber se a criança chegou a ser avaliada ou não nessa clínica, se há um prognóstico bom ou não para marcha, enfim...uma série de questionamentos cabem nesse caso. O método busca o máximo de evolução possível para cada caso, dentro do período em que a criança estiver submetida ao tratamento.
Não conheço o trabalho dessa clínica especificamente. Assim, só posso falar do que é realizado aqui na Therapies4kids Unidade São Paulo. Dentro do protocolo do Pediasuit o tempo é todo dimensionado de forma que não se torne exaustivo para a criança. As atividades realizadas são todas muito bem organizadas, com periodo de aquecimento e dinâmica de evolução gradual, tempo de descanso e alimentação e período de desaceleração no final. Dessa forma, a criança obtem o melhor aproveitamento possível do tempo de terapia.
Espero ter ajudado.
Fico a disposição.

Anônimo disse...

Boa tarde Elisangela.
Sou portuguesa, licenciada em Terapia Ocupacional e gostava muito de trabalhar no Brasil, especificamente na área da pediatria. Esta área está muito mais desenvolvida aí, no Brasil, do que cá e, trabalhar ai permitia-me desenvolver muito mais as minhas competências na intervenção com crianças.
Pesquisando na Internet encontrei esta intervenção com o protocolo do PediaSuit e a therapies4kids e fiquei muito entusiasmada com a forma como é implementado e com os resultados e que têm.
Gostaria de saber como posso fazer parte da equipa da therapies4kids de São Paulo ou de outra que possa existir no Brasil.
Obrigada pela disponibilidade e até breve
Rita Castro Souto

Unknown disse...

Olá, bom dia! Meu nome é Maria Joelma, sou Fisioterapeuta, e fiquei muito interessada no método Pediasuit. Gostaria de saber se é oferecido algum curso no Brasil. Se for por favor me passe essa informação.
m.joelma@hotmail.com
Desde já agradeço

Ana Paula disse...

Ola,td bem,Meu nome e Ana Paula,sou fisioterapeuta, e fiquei muito interessada no metodo Pediasuit. Gostaria de saber se esse curso e ministrado no Brasil se vcs estao forncendo esse curso ou se sabem onde, se caso tenha aguma informcao sobre o curso por favor me passe as informaçaoes.
anapaulamori@hotmail.com

Grata

Anônimo disse...

OI, SOU MÃE DE UMA CRIANÇA ESPECIAL DE 4 ANOS E MEIO E FIZEMOS NOS ESTADOS UNIDOS POR 5 VEZES A TÉCNICA DO T H E R A S U I T (Não é o mesmo Pediasuit!!!) E ESTAMOS INDO PELA 6a VEZ. CONHEÇO MUITO BEM TODA A HISTÓRIA DO THERASUIT, COMO TUDO COMEÇOU, SEUS CRIADORES, O RECONHECIMENTO INTERNACIONAL DA TÉCNICA E OS CURSOS TAMBÉM INTERNACIONAIS PROMOVIDOS POR ESTES PORQUE LI BASTANTE SOBRE ISSO ANTES DE DECIDIR OFERECER A MINHA PEQUENA FILHA (www.suittherapy.com).
Essa técnica Pediasuit é igual? Quem é o reponsável por ela? Parece que o divulgador é brasileiro? Ele é fisioterapeuta?médico? terapeuta ocupacional? Quando e onde começou? Quem é o pesquisador desse método? Quem assina por ele? Quem está palestrando os cursos no Brasil? Essa técnica é uma CÓPIA do THERASUIT!!! (roupa, elasticos, gaiola, propsota....!!!!!!!!!!)
QUAL É SUA HISTORIA PEDIASUIT?

Não descobri muito. Algum de vocês já estudou sobre ele? Alguém indica esse método? Por quê?

Raquel- somente uma mãe

Anônimo disse...

gortaria de saber se esse aparelho e vendido e sefor onde posso encontralo?

Anônimo disse...

a partir de quantos anos a criança pode frequentar essa clinica?

Anônimo disse...

Raquel
Isso tudo é uma cópia do adeli suit (1992). O therasuit copiou do Adeli... Pesquise um pouco melhor.
O Brasil é referencia MUNDIAL em reabilitação e o therasuit tambem esta disponivel no Brasil, pesquise melhor.

Postar um comentário

deixe seu comentário, obrigada!